A Empresa

Eletromesa

A Eletromesa atua no mercado de acionamento de motores, automação industrial, quadros e painéis elétricos desde 1986, sempre oferecendo aos nossos clientes produtos de alta qualidade e de grande aceitação. Para atender a grande demanda e exigência do mercado, a Eletromesa investe na capacitação do seu pessoal e na aquisição de novas tecnologias, tudo como forma de proporcionar aos seus clientes, produtos de alto padrão de qualidade e durabilidade, aumentando, assim, a linha de produção. Com aquisições de novas máquinas a empresa melhorou o rendimento na produção, diminuiu o desperdício de material e proporcionou aos seus produtos um melhor acabamento, maior perfeição e qualidade.

A fim de complementar todo esse investimento, a Eletromesa também está mudando a forma de produzir seus produtos. Essa mudança está relacionada a questão ambiental, visando diminuir a degradação do meio ambiente. Com esse intuito, está utilizando na confecção de sua linha de produtos, chapas Galvanew, as mesmas empregadas na fabricação de automóveis. As peças possuem dupla proteção e já vêm prontas para receber tinta, não sendo necessária o uso de produtos químicos. O benefício trazido por essa iniciativa resulta na eliminação dos tanques com produtos químicos.

Para reforçar ainda mais suas metas na preservação do meio ambiente, a Eletromesa adquiriu uma máquina de tecnologia alemã que une a “solda” às chapas a frio através de pressão, economizando energia elétrica por dispensar as máquinas de solda e oferecendo melhor acabamento ao produto fabricado. Também foi adquirida uma máquina de tecnologia italiana, uma SMD, para inserir nas placas os componentes eletrônicos de circuito impresso automaticamente. Com tanta tecnologia e qualidade juntas, a Eletromesa está presente em todos os Estados da região Nordeste do Brasil, na região Sul e até fora do país, na Guiana Francesa. São esses investimentos que tem motivado a Eletromesa aumentar o seu mix de produtos de forma consciente e sempre pensando no meio ambiente.

A Eletromesa tem como especialidade a fabricação e montagem de painéis elétricos, placas eletrônicas, Soft-Starter, Tri-Starter (Partida direta, estrela-triângulo e compensadora), Relé de Falta de Fase e Nível, Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT), Centro de Comando de Motores (CCM), banco de capacitores automáticos, caixa de medidores de múltiplas unidades, caixa de incêndio e gás, construção de armário metálicos para montagem de painéis elétricos, porta-paletes para grandes e pequenas necessidades de armazenamento com até 2 mil/kg, entre outros produtos.

Inovação, criatividade e respeito ao meio ambiente. Estes são os três pilares de sustentação erguidos pelo empresário Messias, visando tornar a Eletromesa ecologicamente correta.

 

José Messias Filho

Nascido no dia 18 de maio de 1954 em Caraúbas-RN, José Messias Filho começou a trabalhar desde menino. Visando melhores condições de estudo, aos 14 anos, Messias e sua família mudaram-se para Mossoró-RN. Seu primeiro curso de eletricista foi aos 16 anos no Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra (PIPMO) realizado no anexo do Colégio Diocesano Santa Luzia. Esse primeiro contato com a área de eletricidade fez de Messias um homem apaixonado por sua profissão.

Após a conclusão do curso de eletricidade, Messias foi estagiar em uma loja de material elétrico. Em seguida foi efetivado na antiga Termisa, atual Codern, indo trabalhar no Porto Ilha e por último na fábrica de cimento Itapetinga Mossoró, onde permaneceu por cerca de 11 anos. Na Itapetinga, exercia a função de eletricista de manutenção preventiva e corretiva. Pelo excelente trabalho que executava, era sempre chamado nas horas vagas para prestar serviços às empresas salineiras e aos ceramistas da região.

Foi quando despertou-lhe o interesse de pedir demissão do emprego e montar o seu próprio negócio. A partir de então abriu uma oficina, denominando-a Eletromesa no ano de 1986, inicialmente instalada em um espaço de pouco mais de 42 m2 de área coberta, e auxiliado por dois ajudantes. O nome “Eletromesa” foi escolhido através da junção dos vocábulos “eletro”, que vem de eletricidade, e “mazon”, nome do cientista que descobriu o elétron. A oficina tinha como especialidade serviços elétricos e rebobinamento de motores. Como era conhecido, o negócio foi logo andando, ao ponto de ser a principal referência no segmento. Atualmente a Eletromesa possui uma sede própria, num espaço de cerca de 1.000 m2 de área coberta distribuídos em Metalúrgica, Setor de Pintura e Montagens Elétricas.